Seguidores

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

A erosão humana não alcançou e Deus permitiu o desmoronamento

Antes de tudo, gostaria afirmar que vejo na Bíblia três linhas retas se cruzarem, gerando um ponto de inflexão único: Deus, a Humanidade e o Diabo. Não creio numa administração de nada em parceria entre as partes, porque Deus é Soberano, em absoluto; o humano está caído, até mesmo os que a fé os colocou de pé e que ainda transitam o caminho da salvação, e o diabo é um condenado com liberdade condicional e pulseira eletrônica. A questão do Livre Arbítrio é mui questionável, pois, sua história se deve à Igreja Romana, e a Redenção de Cristo foi o cumprimento do fim de uma Era para o começo de outra, em que tudo foi consumado. Mas, nos fica o Diabo, com alguma faculdade nata, e não administrativa.

Em outras palavras, em semelhança com os humanos que havendo perdido a comunhão com Deus no Éden, ainda procriam, se multiplicam e subjugam a terra, também o Diabo, para fazer suas maldades, precisa pedir permissão a Deus, e desde sua queda rodeia a terra e anda em derredor das pessoas buscando oportunidade.

De fato, a humanidade em pecado, embora facultada por Deus para a vida, gera morte, e a cada dia arruína mais o planeta, e estraga a convivência. E o Diabo, mesmo condenado, tem de andar solto, para que a humanidade remida possa cumprir sua parte em sua derrota, como foi planejado por Deus, ainda quando ele continue fazendo o Mal.

A humanidade pecadora, e os humanos remidos, mais o Diabo, na terra, cumprem o propósito de Deus chamado na Bíblia Plano Eterno de Deus. Mas o único EXECUTIVO é Deus.

Talvez a maior parte dos sofrimentos humanos seja uma erosão humana. Que é uma erosão? Erosão é a ação de processos superficiais, que remove solo, rochas, ou material dissolvido de um local na crosta da Terra, que então o transporta para outro local. [Wikipédia]. Diria, a erosão mexe com a estabilidade humana, em todas as medidas e formas. São séculos em que o mundo cambaleia pelos pecados dos humanos, e nós mesmos criamos os vírus, as doenças, o caos, a miséria, as guerras, e as mortes, mas, nossa própria desgraça não serviu para nos corrigir, e mudar no essencial, senão apenas no superficial e circunstancial.

Enquanto isso, o Diabo anda rodeando a terra e em derredor de todos os humanos, buscando a quem devorar. Se tem alguma cumplicidade, sempre foi muito mais a dos humanos com o Diabo, e bem menos deles com Deus. Mesmo assim, Deus já estabeleceu a jornada humana em paralelo com o desenrolar de seu Plano Eterno, até a conclusão.

Aponto aqui três itens a respeito da circulação “da roda da Criação”:

Segundo 2 Pedro 3: 11-12 [VR]: Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando e apressando a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Certamente, cooperando com o Senhor, na realização de Seu Plano, e não dando ocasião ao Diabo para nos entreter e enredar.

O diabo aproveita o enfraquecimento dos que são do Senhor, para fazer uma destas três coisas com eles, ou duas delas, ou todas: tentar, enganar, acusar. Onde fica o COVID-19? Já mencionei o quanto é responsável de todo mal na terra o humano, e como o Diabo aproveita, mas, que Deus não para de desenvolver seu Plano. O título sugere que toda classe, medida e forma de erosão é provocada pelos humanos, mas, logo temos um estremecimento do planeta que não vem de uma mexida de nossas raízes, de uma erosão resultante de fazermos nossas vidas parar e andar sobre a areia, e sim, vem de algo ou alguém que rodeia o mundo e anda por ele buscando brechas e pecados, para danificar a humanidade, e é então que vem os desmoronamentos de vidas saudáveis, desabamento de nossas seguranças, afogamentos incontidos, e queimadas atropeladoras, caídas de ídolos, desgraça moral de modelos, e quando mais necessitamos de Deus, ainda muitos ficam mais perturbados, e em vez de cooperar com Deus, voltam a contribuir com o Diabo, ainda mais. Na maioria dos casos isto acontece assim, pelo que já citei: o edificar a casa sobre a areia.

Deus nos quer na terra; não no céu. Foi aqui que Ele criou a humanidade e nos colocou com uma missão, e lançou ao Diabo para vencê-lo pelo mesmo humano que ele tinha corrompido. Ou seja, de igual a igual, no mesmo ringue, a terra. Não importa de que morreremos, se de velhos, pobres, de câncer ou AIDS, ou Covid-19. Nosso inimigo não é a doença; é o Diabo, mas, Cristo já sentenciou sua sorte eterna, o colocou debaixo de nossos pés, e agora cada um de nós vive como quer, morre como não quer, mas quem está no ápice de tudo, é Deus, o Soberano. Ele já fez tudo para nos livrar do Diabo, e continua nos livrando dele, e o que nos aconteça depois, é relativo. Vivamos muito ou pouco, o que conta é viver para Ele, e mais, conta muito mais o último momento de nossa vida humana, como estaremos, para nos encontrar com Deus, até mesmo mais que viver 100 anos servindo-o. Há uma expressão na Bíblia que mostra que Deus quer gente que “se alegre quando Ele ganhe”. Deus é A Vida e quer Vida para todos, mas, quer vivamos, quer morramos, se somos do Senhor, Ele ganhou e desfrutaremos com Ele eternamente.

Tito Berry        

 

Um comentário:

WEBSITE PERSONAL BILÍNGUE:

TITO BERRY