Seguidores

sábado, 30 de janeiro de 2021

QUANDO O AUTOR DA BÍBLIA USA DE ANDROCENTRISMO

Este assunto a FTA: Faculdade Teológica Apostólica desenvolve como Matéria denominada VARONILIDADE CRISTÃ. Isto vimos necessário, pelo fato de que a Bíblia toda usa a forma masculina e não feminina, como neutro, ao se referir a filhos, irmãos, eleitos, santos, pastores, mestres, apóstolos, levando a muitos “machistas” a pressupor que Deus prioriza ao macho e menospreza à mulher.

Deus é A Vida, já em feminino. No entanto, Deus sempre aparece como masculino na Biblia. Quando Deus em sua Divina Triunidade falou “façamos ao homem”, não disse “façamos ao macho” senão à humanidade [feminino]. Embora a primeira de suas criaturas fora macho, não estava completa, precisava da outra parte, e nenhuma delas por separado reproduzia ao Deus Triuno, senão macho e fêmea juntos. No reino vegetal acontece o análogo. Uma fruta feminina como a melancia, é também “o pai” de novas frutas, porque as “sementes” [sêmen] estão nela.

O matrimônio não foi inventado, ou foi, mas numa forma bem diferente do que a tradição impôs. O matrimônio de O Filho com a sua Noiva foi a primeira idealização de matrimônio antes mesmo de existir o humano, o tempo, e o pecado. A Trindade não estava pensando em fêmea-macho se unindo, senão em Deus mesmo se prolongando. A primeira prolongação de Deus foi de Pai a Filho e Espírito santo. A segunda já foi de O Filho a Corpo místico dele composto de milhões de humanos que nem tinham sido ainda criados. A mente de Deus inclui a ação chamada em Gênesis 1 EXPANSÃO. Deus não se limita nem se ata a sua criação de macho e fêmea, senão que se estende ao infinito nas formas de geração de vida que quer, por exemplo: fazendo uma mulher da costela do homem; dando ao homem e à mulher a faculdade de gerar filhos à semelhança deles; nascer como humano no ventre de uma virgem, e sem a participação do homem, e as múltiplas aparições que teve na história, que foi a materialização do Espírito Divino em forma humana.

No Antigo Testamento o Povo de Deus foi chamado de A Amada de Deus, Sua Esposa. No Novo Testamento igual, só que aqui se agregou FILHOS DE DEUS, como se só de másculos se tratasse. Lembremos que todo o Antigo Testamento fala de Cristo-Igreja, Cabeça-Corpo. Lá há um idílio. Aqui no Novo há um matrimônio e em Apocalipses 12 há um filho varão. No AT se fala muito de Valentes [que denota alma humana]; no Novo se menciona mais Vencedores [com relação ao espírito humano regenerado].

As duas colunas no templo de Salomão chamadas Joaquim e Boaz, significariam “beleza” e “fortaleza” em 1 Reis 7 que, respeitando o princípio hermenêutico mencionado, fazem alusão à Igreja e a Cristo. A Igreja foi adquirida pelo Noivo Jesus. A Igreja adquire o Reino com o Noivo, por meio do VENCER. A Igreja em Apocalipse 12 já citado é a MULHER. O Filho Varão é a parte VENCEDORA dos Filhos e as Filhas de Deus. Nada têm a ver em tudo isto macho nem fêmea, senão as duas características de Deus como BELO Y FORTE. Para Sua Expansão, Deus se vale de ambos. As diferenças biológicas entre nós, são benefícios que se nos outorgou para que ao ajudar a Deus a multiplicar Sua Esposa, o façamos com prazer. Salmos 127 não diz que Deus dá aos humanos filhos como herança senão que os humanos dão a Deus como herança a seus próprios filhos. Os nossos matrimônios e havendo fertilidade, os filhos também, devem ser ofertados a Deus, e no caso dos solteiros, não vale mais o homem que a mulher. Ambos são iguais aos olhos de Deus. O autor da Bíblia usa de androcentrismo para enfatizar sua Delegação Criadora e Sua Demanda de que homens e mulheres sejam FORTES e PRODUTIVOS para Ele, e não para engrandecimento dos homens, fazendo-nos parte do Vencedor do Corruptor do Universo, Satanás. Isolar à mulher nesta batalha, é dar-lhe razão e honra a Satanás. 

Tito Berry     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WEBSITE PERSONAL BILÍNGUE:

TITO BERRY