Seguidores

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Vencedores diferentes

Há uma confusão quando misturam Apocalipse 2. 11 com 1 João 5. 4. Vamos ler:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Aquele que vencer não será ferido pela segunda morte.

Porque tudo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que venceu o mundo, a nossa fé.

Não. Não se trata do mesmo vencedor, e tudo o que compõe cada vencedor aqui é diferente em um dos textos do outro.

O contexto em 1 João é o amor ao mundo, ou amor do mundo. Tem muitas coisas más que são sedutoras, mas também muitas seduções que não são más e produzem em qualquer pessoa o amor pelas coisas e pelo temporal. É praticamente inevitável, mas quem ama a Deus pode subordinar esse amor ao mundo e até derrotá-lo, porque a Fé que os salvou é mais poderosa e nos dá a capacidade suficiente para amar a Deus, e aos seus mandamentos acima de tudo. Isso é o que é dito aqui. É uma vitória quase imperceptível e altamente independente de nós salvos. É uma vitória da fé; não do crente. Passamos a vida inteira experimentando essa vitória gradualmente, in crescendo, e em diferentes formas, medidas e tempos. A vitória de Cristo é imputada a nós, e não é a vitória de um lutador.

Enquanto em Apocalipse, João fala de outro tipo de vencedor e de outras coisas a serem vencidas. Aqui é um apelo do Senhor à Igreja em tempos análogos aos de hoje, de perseguição e muita tribulação. A promessa não é de salvação, mas da coroa da vida no lado positivo e, no lado negativo, o nos livrar da segunda morte. Aqui, sim, o crente deve lutar, por mais que perca sua vida humana, que é a primeira morte e que mais cedo ou mais tarde nos tocará a todos. O importante é que o crente vença o que diz em Ap. 20,14-15: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado inscrito no livro da vida Ele foi jogado no lago de fogo". O Livro da Vida é o livro das obras daqueles que têm uma nova vida em Cristo, enquanto o Livro da Vida do Cordeiro é o registro dos salvos. O que se perde quem não estiver inscrito no livro da vida é viver mil anos reinando com Cristo, e isso é perder a coroação, mas só será lançado no lago de fogo e enxofre, se ao mesmo tempo não for salvo, mas crente nominal, um cabrito¹. É por isso que se diz "Quem vencer não será ferido pela segunda morte", o que implica que quem não vencer chegará a experimentar algo que não esperava, porque nunca teve consciência de salvo. Até o final da Grande Tribulação, e O início do Milênio ainda é dito HOJE. A Dispensação da GRAÇA que começou com Jesus Cristo, termina quando a Era do Reino começar. Deus estará salvando "enquanto é dito HOJE," enquanto vivermos; enquanto outros continuarão a viver no período da Grande Tribulação, e os judeus durante o Milênio.

Deus não é Deus de condenação, de ruínas, castigos e catástrofes. Ele é planejado. Dá a todos a oportunidade de salvação [Jo 3,16] muitas vezes, e de forma planejada conforme cada caso, porque os salvos serão a maioria e os perdidos uma minoria¹ [Mt. 25. 37-41].

Tito Berry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WEBSITE PERSONAL BILÍNGUE:

TITO BERRY